terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2 e a Teoria do Caos

Olá pessoas,

o que acharam de Tropa de Elite 2? Independente de qualquer coisa, se você não viu eu digo que vale a pena, e digo isso por vários motivos começando pelo básico, é um bom filme, bem produzido, bem roteirizado, bem dirigido. Claro que eu fiquei revoltada e incomodada ao ver o retrato da política do país na minha cara, me senti impotente, não tenho esperanças que nada mude, infelizmente a corrupção já tomou conta da política como um câncer incurável, mesmo com alguns tratamentos ele vai continuar corroendo, vai voltar sempre.

"O Matias aproveitou a chance que teve, fez o que aprendeu no BOPE, matou o vagabundo pra proteger o refém..." Coronel Nascimento.


o símbolo da teoria o caos e o movimento
do contorno das asas de uma borboleta
Contudo, ao final eu pensei na teoria do caos, sabe aquele lance da borboleta que bate a asa no Japão e desencadeia acontecimentos que levam a queda da bolsa em São Paulo, é disso que estou falando. Se aquele ativista dos direitos humanos (não vou comentar, pois tenho nojo dessa mania deles de defender bandido) não tivesse se metido atrás das grades junto com o "bandidão", o policial não teria que ter tomado a atitude de defendê-lo matando o marginal. Assim, o Coronel não perderia o cargo chegando ao setor de Inteligência e o Capitão não daria a entrevista que o levaria para a cadeia e posteriormente de volta ao BOPE como cobaia dos policiais corruptos que não faria a Inteligência a grampear os telefones que mostrariam a verdade dos fatos desencadeando o ataque final que acerta um garoto inocente e consequentemente o Coronel.

Em um movimento sem fim sua atitude hoje desencadeia algo que vai atingí-lo na cabeça na próxima volta dessa sequência.
Fingir que não está vendo alguém maltratar um animal ao seu lado, não denunciar um político corrupto, se permitir ser desrespeitado para não ser taxado de anti-social, não completar os centavos que faltam para aquele garotinho pagar o pão na sua frente, levar dezenas de sacolas plásticas pra casa indiscriminadamente.

As consequências, impossível ter certeza, mas elas virão, isso é uma certeza.

Até a próxima volta.

2 comentários:

  1. Apesar de eu não gostar muito desse gênero de filme, acho que Tropa de Elite retrata bem a realidade brasileira: o sistema está corrompido. Não adianta prender bandido, precisa chegar à fonte do crime, que muitas vezes está dentro da Polícia.

    Lendo e seguindo!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. É o retrato se uma triste realidade.
    Fico muito feliz por tê-lo por aqui, obrigada pelo comentário Wesley.

    ResponderExcluir