quarta-feira, 25 de maio de 2011

Esse negócio de saco é um saco mesmo!

Olá ecológicos leitores,
seguindo o rumo da economia mundial a cidade de São Paulo proibiu o uso das famigeradas sacolinhas plásticas, sim, eu tenho certeza que ninguém vai deixar de fazer compras por isso, assim como, a menos de 30 anos, quando estas não existiam, as pessoas faziam sua compras da mesma maneira.
Esse é um assunto recorrente aqui no blog.
O que ainda me incomoda é a ignorância dos comerciantes e comerciários sobre o assunto, eles ainda se espantam quando eu recuso a sacola e alguns tem a infeliz ideia de me dizer: "você tá fazendo isso e a natureza agradece", o problema é que não dizem isso sabendo o que estão falando, eles acham uma bobagem.

A Coop ensacola seus pertences
Hipocrisia da Coop









 A Coop, uma grande rede de supermercados do ABC paulista faz ainda pior, eles ensacolam seus pertences para você entrar no supermercado, se não bastasse te considerarem ladrão só pelo fato de você estar entrando em uma de suas lojas, usam esse artifício imbecil para jogar fora mais uma sacola plástica.
Eu entrei em contato com o serviço de atendimento ao consumidor da Coop e pedi, apenas que, o funcionário pudesse "lacrar" a minha prória sacola, fui absolutamente ignorada. O que mais irrita é que eles tem, do lado de fora das lojas, enormes lixeiras de coleta seletiva, é muita hipocrisia.
Quando a lei foi assinada em São Paulo, dia 18 de maio de 2011, eu mandei um e-mail para a Coop, perguntando se ainda assim eles esperariam para tomar alguma atitude, fiz isso só pra lembrá-los que poderiam estar tomando alguma atitude antes das leis passarem para o estado ou ser nacional.
Segue a responta vergonhosa do atendimento da Coop:

Prezada Srª Glaucia ,
Em resposta a sua manifestação, de número 162797, registrada por meio do Fale Conosco.
Informamos que sobre seu questionamento referente as sacolas retornáveis a Coop irá se adequar as leis municipais assim que elas forem aprovadas, não antecipando nenhuma ação.
Hoje o que temos é o estímulo ao uso de sacolas retornáveis que estão a venda em nossas unidades, caixas de papelão e nas Unidades de Piracicaba e Tatuí sacolas de materiais oxibiodegradáveis conforme exigência da cidade.
Para conhecimento a lei aprovada é municipal e não Estadual , desta forma estará em vigor apartir de 01/01/2012 na cidade de São Paulo, onde não temos nenhuma unidade da Coop.
Certos de tê-la auxiliado, colocamo-nos à disposição sempre que necessário, por meio de nossos canais de atendimento.

Att.,

Maria Franciane
CRC – Central de Relacionamento COOP
SAC – 0800 772 COOP
www.coop-sp.com.br

Sentiram vergonha alheia? eu senti.
Declaram, sem nenhuma consciência que "não vão entecipar nenhuma ação em defesa do meio ambiente", que em alguns locais incentivam uso de sacolas retornáveis e caixas "pois é exigência da cidade" e se não bastasse, apesar de, eu ter informado no meu e-mail que a lei aprovada era municipal, usam de arrogância começando a frase com "Para conhecimento".

Coisa boa né? uma empresa com décadas de mercado pouco se importa e faz questão de esperar as leis para tomar apenas as atitudes legais, dane-se o meio ambiente, os idiotas estão entrando e comprando mesmo.

sim, elas morrem ao confundir sacola com alimento
Sei que é assim, que essa é a atitude da maioria do comércio, a Coop foi minha infeliz experiência pessoal.
Não sou mais cliente da Coop, pelo menos enquanto eu não reconhecer alguma atitude de mudança.

Eu não sou todo mundo, eu não vou simplesmente aceitar o que está errado e se a única coisa que eu puder fazer for não deixar meu dinheiro lá é o que farei.

Um comentário:

  1. Pois é, aqui em Sorocaba aderiram às sacolas biodegradáveis pagas, mas continuam usando estes sacos para lacrar as bolsas dos consumidores. Enviei email para eles, se tiver resposta postarei aqui:


    Prezados(as) Senhores(as),

    Muito nobre a adesão dos Supermercados Coop ao uso das sacolas biodegradáveis vendidas ao custo de R$ ,019 (dezenove centavos) aos consumidores. O meio ambiente agradece!

    No entanto não pude deixar de observar que vocês continuam utilizando enormes sacos plásticos com lacres adesivos para lacrar bolsas e sacolas de seus consumidores - com medo de que alguns consumidores possam furtar o mercado.

    Pude observar que são os mesmos utilizados anteriormente à campanha para "tirar o planeta do sufoco" então pergunto, se acreditam que esses enormes sacos plásticos causam menos danos ao meio ambiente, os fins justificam os meios ou serão substituídos esses sacos por outros biodegradáveis?

    Desde já agradeço a atenção e preocupação com os consumidores e claro com o meio ambiente.

    ResponderExcluir