domingo, 10 de outubro de 2010

Sacolas plásticas são um mal necessário?

Olá ecologicamente corretas criaturas,
carregando sua ecobag sempre com você?

Eu não me considero uma eco-chata, mas tem coisas que são descaradamente prejudiciais e eu não entendo o porque das pessoas demonstrarem tanta resistência em mudar algumas atitudes.
Atitudes essas que não são tão antigas assim, até a década de 70 não existiam sacolinhas plásticas nos supermercados, sua mãe, tias e avós levavam suas próprias sacolas ou usavam sacos de papel, desses que você vê nos filmes americanos (a gente copia tanta merda, porque não copia algo de bom né?), mas enfim, ninguém morreu por levar suas compras em sacos de papel ou sua sacola às compras e olha que nem eram sacolas tão "moderninhas" e bonitas como as que temos agora.
Eu tenho algumas sacolas retornáveis, agradeço a Unilever que me presenteou com uma, o Clube A2A com outra, a Casa do Estudante com mais uma e ganhei uma tipo "chiquérrima" numa promoção da Revista Dia a Dia no Twitter. 

Sim, eu carrego pelo menos duas delas dentro da minha bolsa, SEMPRE!

São sacolas de tecido que você dobra e não ocupam quase nada de espaço, é tão fácil que não existe motivo algum pra alguém se recusar a fazê-lo.

Por fim, o meu real motivo de levantar essa bandeira é:

"EU NÃO QUERO SER RESPONSÁVEL PELA MORTE DESSES ANIMAIS".

Umas 10.000 baleias, focas, tartarugas e outros animais marinhos morrem por ingestão de sacolas plásticas todo ano no planeta, de acordo com a Ong PlanetArk

No período de um ano, são consumidas até 1 trilhão de sacolas plásticas no mundo. Só no Brasil, são 33 milhões por dia ou 12 bilhões por ano.

O plástico constitui 90% do lixo nos oceanos. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, cada milha quadrada de oceano tem o equivalente a 46 mil pedaços de plástico boiando.

O resto é com você, se achar que vale a pena, apenas crie o hábito de levar sua sacola. Nem dói.

Respondendo a minha pergunta título: NÃO! sacolas plásticas são absolutamente dispensáveis.

Eu e minhas ecobags estamos sempre aqui @GlauciaMantoan

Nenhum comentário:

Postar um comentário